loader
Alunos e professores das escolas municipais de Tramandaí terão acesso a 30 mil livros por meio de plataforma digital

Alunos e professores das escolas municipais de Tramandaí terão acesso a 30 mil livros por meio de plataforma digital

A Prefeitura de Tramandaí em parceria com a Árvore de Livros, oportunizará a mais de 5 mil alunos do Ensino Fundamental e professores das escolas municipais de Tramandaí, acesso gratuito a mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, por meio da plataforma de leitura digital Árvore de Livros, que oferecerá a ferramenta por um período de cinco meses aos membros das instituições. A oferta faz parte de uma iniciativa da edtech de ampliar o acesso a obras literárias em meio à pandemia, período no qual as escolas enfrentam desafios diários para seguir a rotina escolar.

Além do acervo diversificado, a plataforma oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor, como os relatórios de leitura, que mostram o progresso dos alunos, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais os educadores podem acessar e aplicar o conteúdo junto aos seus alunos.
Na outra ponta, os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma e da Liga de Leitores, um campeonato de leitura entre estudantes de todo o Brasil. Na Árvore de Livros, os alunos também têm a segurança de acessarem somente os livros indicados para sua faixa etária, a partir da catalogação realizada pelo time de bibliotecárias da edtech.
A missão da Árvore de Livros é a formação de cada vez mais novos leitores no Brasil. Por meio de todas as possibilidade oferecidas, os alunos que utilizam a plataforma apresentam um nível de leitura acima da média nacional. No Brasil, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro em 2016, a média é de 2,43 livros por brasileiro durante todo o ano. Já na Árvore de Livros, em 2019, foram mais de 600 mil livros lidos pela plataforma e mais de 106 mil alunos impactados, gerando uma média de seis livros lidos por aluno.
Em breve, divulgaremos como professores e alunos da rede municipal de ensino poderão acessar o acervo literário da Árvore de Livros.

Sobre a Árvore de Livros:
A Árvore de Livros é uma edtech nacional, lançada em 2014, cujo propósito é transformar a educação no Brasil por meio da formação de novos leitores. A plataforma possui parceria com mais de 600 editoras e mantém mais de 30 mil títulos diferentes disponíveis, entre livros, jornais e revistas do mundo todo. Além disso, a Árvore de Livros também oferece apoio pedagógico aos educadores, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura de cada aluno, projetos que estimulam o hábito de ler em crianças e jovens e sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.