loader
Alunos de Tramandaí aprendem como cuidar de suas finanças

Alunos de Tramandaí aprendem como cuidar de suas finanças

O município de Tramandaí vem implementando um projeto nas escolas que visa ajudar o desenvolvimento financeiro dos futuros adultos. A Oficina de Finanças tem como principal objetivo dar um impulsionamento no aprendizado sobre economia, auxiliando as pessoas a desenvolverem as habilidades necessárias para tomarem melhores decisões sobre sua renda, cuidando o que recebe, gasta ou investe do melhor jeito possível. Aprender sobre a educação financeira pode trazer muitos benefícios e evitar muito estresse.
A disseminação da educação financeira gera empoderamento, já que se passa a administrar seus recursos de forma consciente e sustentável. Com isso, ao longo do ano de 2019 está sendo aplicado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tramandaí, está sendo aplicado o projeto de educação financeira “Oficina das Finanças”, que consiste na compreensão de conceitos fundamentais de educação financeira para a sustentabilidade de uma pessoa, família, empresa privada e/ou instituições públicas.
As turmas estão compartilhando com as comunidades os aprendizados desenvolvidos em sala de aula, bem como a utilização da “engenhoca”, uma caixa d’agua que simula as saídas da água das torneiras representando os gastos, o que auxilia os estudantes a compreenderem a melhor forma de usar conscientemente os recursos financeiros.
 O uso adequado do dinheiro, com ética, empreendedorismo e autoconhecimento pode trazer lindos resultados pessoais, sociais e ambientais.
Ao longo da semana será explorada a metodologia dos 6 G`s: Gerar; Gastar; Guardar; Ganhar; Gerir; Gratidão.