loader
9º Outubro Rosa é aberto oficialmente

9º Outubro Rosa é aberto oficialmente

A 9ª edição do Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, foi aberta oficialmente em Imbé na tarde desta sexta-feira (04) em solenidade com a presença de diversas autoridades, no Salão Medianeira, no Centro. Inicialmente o ato deveria ocorre na Casa Rosa, sede da ONG Amigas da Mama do Litoral (ABAMI), mas devido ao tempo chuvoso o local foi transferido. Diversas autoridades, entre elas o prefeito Pierre Emerim participaram do ato. O 9º Outubro Rosa têm ampla programação e acontece na parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), com a ABAMI. O evento ainda contou com a participação dos alunos da Escola de Música Guaracyra Ramos Kramer.
Este ano a Amigas da Mama do Litoral segue o tema nacional proposto pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA): “Me Trate Direito”, o qual demonstra que toda mulher é única e cada câncer de mama é singular. O Outubro Rosa 2019 chamará atenção para o acesso à personalização do tratamento, seja ele médico ou com respeito aos direitos do paciente como ser humano.
A presidente da Amigas da Mama, Daiana Godoy, ressaltou o papel das voluntárias que atuam na ONG como fundamental para que as ações do Outubro Rosa pudessem ocorrer. Ela também destacou a parceria da Prefeitura nas atividades. O prefeito Pierre Emerim lembrou o pioneirismo de Nilza Costa Godoy, que presidiu e fundou a ABAMI, foi vice-prefeita, vereadora e secretária municipal. “Ela foi a maior autoridade política que tivemos em toda história da nossa cidade e a maior lutadora contra o câncer de mama. Nos deixa saudades e um legado que Imbé e o Estado do Rio Grande do Sul levarão para sempre”, disse Pierre.
 O prefeito de Palmares do Sul, Maurício Muniz, o vice-prefeito de Xangri-Lá, Érico de Souza Jardim, o Xoto, e o presidente da Câmara de Vereadores de Imbé, Vilmar Martins, o Nico, também discursaram e ressaltaram o papel de Nilza Godoy.
A programação do 9º Outubro Rosa segue até o dia 31 deste mês. Neste sábado (05), novamente no Salão Medianeira, ocorre o Chá do Outubro Rosa, com a escolha da garota e soberana Rosa.

Programação
07 a 18/10
Semanas de Ações de Educação em Saúde para educandos
Local: Escolas municipais e estadual:   
- Reinaldo Vacari - Norberto M. Cardoso - Rui Barbosa - Estado de StªCatarina - Olavo Bilac - Tiradentes - Manoel Mendes - 9 de Maio
19/10 - Sábado Dia D
9h-17h: Dia D nas Unidades de Saúde: - Solicitação de exames de imagem; - Exame clínico das mamas; - Coleta de CP; - Testes rápidos; - Vacina do Sarampo (conforme calendário nacional para a idade de cada mulher).
Local: UBS Mariluz - ESF Nova Nordeste - Academia da Saúde
21 a 25/10
Semana de Ações de Educação em Saúde para comunidade
Local: Bairros zona norte:
22/10, 15h: Stª Terezinha :  Clube de Mães  
23/10, 15h: Albatroz. Travessa 4, 1009.
26/10 - Sábado
10h: Caminhada do Outubro Rosa
Local: Saída da ponte até a casa rosa.  
28 a 30/10
Semana de Ações de Educação em Saúde para: - comunidade - servidoras públicas
Blitz de conscientização (para comunidade)  
Consulta itinerante (para servidoras públicas)
31/10 - Quinta-feira
14h: Encerramento do Outubro Rosa: - Roda de conversa sobre enfrentamento do Câncer de Mama - Relato de mulheres vencedoras
Local: Academia da Saúde