loader
2º Seminário de Prevenção ao Suicídio lota Plenário da Câmara

2º Seminário de Prevenção ao Suicídio lota Plenário da Câmara

Evento reuniu comunidade e profissionais especialistas da área da saúde mental.
O Legislativo de Tramandaí, através da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas de Igualdade, com apoio da Procuradoria Especial da Mulher realizou na última sexta-feira (27), o 2º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio.  O evento mobilizou lideranças locais, secretários municipais, vereadores, representantes de órgãos e entidades, agentes de saúde e comunidade em geral. 
Na oportunidade foram palestrantes o Dr. Giovani Pianno – Psicólogo (UNISC), Especialização em Neuropsicologia (Núcleo Médico Psicológico, Porto Alegre, Especializado em Neurociência (PUC-RS) e Drª Amanda Luiz Maciel – Enfermeira Doutora em Ciências da Saúde e Coordenadora de Saúde Mental de Tramandaí (CAPS). 
O Dr. Giovani Piano destacou a importância de trabalhar este tema durante o ano todo, dando foco para os indicadores, pois os altos índices de suicídio estão aí e precisam ser considerados. “É normal do ser humano, às vezes não querer se envolver com o problema do outro, colocando um muro entre si e o próximo – mas este muro pode ser a diferença entre salvar uma vida ou não”, observou.
Durante sua fala a Drª Amanda salientou a importância da prevenção ao suicídio. “Falamos hoje sobre as questões de promoção em saúde, patologias que tem mais relação ao suicídio, sobre as frases e sinais de alerta para que tenhamos mais atenção com as pessoas, pois os casos podem estar acontecendo ao nosso lado, com pessoas muito próximas de nós”, destacou. Na oportunidade, a Drª Amanda esclareceu também sobre todos os serviços que o município oferece pra tratamento da saúde mental, através do CAPS, interagindo com o público presente. 
A vereadora Mana Padilha é a organizadora do evento que neste ano teve um excelente público, lotando o Plenário da casa de Leis. “Estamos muito felizes com a participação de tanta gente nesta segunda edição do Seminário, pois é sinal de que as pessoas se importam e tem empatia pelo sofrimento do próximo. As dores emocionais precisam de tratamento e, às vezes, ouvir e falar sobre as causas desta dor é o primeiro passo para salvarmos vidas”, salientou a vereadora. Destaque para a participação especial dos vereadores Clairton Sessim, Juarez Marques e Geraldo Santos, dos secretários municipais de Saúde, Luciano Saltiel e de Governo, Marcos Kromenauer, das integrantes do Clube de Mães ‘Sol e Mar’, da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Neusa Röhsig; da presidente do CONDIM, Adriana Alberch, da assessora especial do Executivo, Lauda Cardoso, de Kelen Buffi (Grupo de Escoteiros Tubarão Branco), Coordenadora do GAZS, Rosana Jardim - GAZS e dos veículos de comunicação de Tramandaí – Dimensão News (Sidnei e Bueno) e Rádio Itaramã (Aline Sessim).
Mais informações sobre os serviços que o CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial  oferece podem ser obtidas pelos fones: (51) 3661.5725  e 3684.5224, ou diretamente no endereço: Rua Vergueiros, nº 234, no bairro Zona Nova, em Tramandaí.